Microsoft 2002 Annual Report
     
  DOWNLOADS  
     
  WE SEE POTENTIAL  
     
 
LETTER TO SHAREHOLDERS
ENGLISH
CANADIEN FRANÇAIS
Chinese
ESPAÑOL
DEUTSCH
FRANÇAIS
ITALIANO
Japanese
NEDERLANDS
PORTUGUESE-BRASIL
PORTUGUESE-PORTUGAL
TÜRKÇE
 
     
  MISSÃO E VISÃO  
     
 
FINANCIALS
FINANCIAL HIGHLIGHTS
FINANCIAL CHARTS
FORM 10-K
MD&A
FINANCIAL STATEMENTS
  INCOME
  BALANCE SHEETS
  CASH FLOWS
  STOCKHOLDERS’ EQUITY
  NOTES
 
     
  INVESTOR RELATIONS  
To our Shareholders, Customers, Partners, and Employees
To our Shareholders, Customers, Partners, and Employees
 

O ano fiscal de 2002 foi um período de sólido crescimento de receitas, importantes lançamentos de produtos e de empenho constante no desenvolvimento de novas tecnologias que colocam a Microsoft em excelente posição para o futuro. Apesar do clima económico difícil, as receitas aumentaram 3,07 mil milhões de dólares, para 28,37 mil milhões, e os resultados operacionais cresceram 190 milhões de dólares, para 11,91 mil milhões.

Uma forte procura do Windows XP e de outro software para computadores de secretária contribuiu para o nosso desempenho positivo. As receitas obtidas com software empresarial superaram largamente a variação registada no extremamente competitivo mercado de servidores. E os nossos negócios de consumo assistiram a uma grande subida nas vendas, com o lançamento do sistema de jogos Xbox, e a um forte crescimento nas receitas de subscrição do MSN.

Ao longo do próximo ano, a Microsoft vai lançar novos produtos importantes, como o Windows XP Tablet PC Edition e os Windows .NET Servers, e planeamos aumentar o investimento em investigação e desenvolvimento em 20 por cento, para 5,2 mil milhões de dólares. Para reflectir o nosso papel como líder da indústria e centrarmos os nossos esforços em futuras oportunidades, decidimos adoptar uma nova missão empresarial: permitir que os indivíduos e as empresas em todo o mundo concretizem a plenitude do seu potencial. Concretizar esta missão requer um conjunto claramente definido de valores e princípios. Estamos a trabalhar para integrar esses princípios em tudo o que fazemos.

LIDERANÇA NUMA PLATAFORMA INOVADORA

No ano passado destacamos a esmagadora aceitação com que o mercado saudou o lançamento do Windows XP, que traz uma fiabilidade, segurança e desempenho melhorados para os utilizadores de computadores pessoais, em casa e no trabalho. O ano assistiu também a um óptimo momento para o Office XP, com mais de 60 milhões de licenças vendidas nos 12 meses seguintes ao seu lançamento, em Maio de 2001. Uma nova versão do Office, com lançamento previsto para 2003, permitirá aos utilizadores novas formas ainda mais fáceis de comunicar e colaborar.

Para concretizar a nossa visão de software que permite às pessoas o desempenho das suas tarefas a qualquer momento, em qualquer lugar e em qualquer dispositivo, lançámos novas versões do Windows para aparelhos móveis pequenos, incluindo Pocket PC e set-top boxes para televisão por cabo digital. No Outono de 2002, será lançado o primeiro Tablet PC, concebido para impulsionar a produtividade, combinando o poder e a velocidade de um computador de secretária, repleto de funcionalidades, com a flexibilidade e a portabilidade de um bloco de notas.

Um dos nossos objectivos-chave é a expansão do nosso papel enquanto fornecedor de soluções de software para pequenas e médias empresas. Em Julho de 2002, adquirimos a Navision, um fornecedor global líder em software integrado para gestão financeira e outros processos empresariais. Combinando a Navision com a Microsoft Great Plans para formar a Microsoft Business Solutions, podemos agora oferecer uma grande variedade de aplicações e serviços com a qual as empresas podem reduzir custos, dinamizar operações e melhorar serviços. Estamos a conceber muitos produtos novos para este mercado, incluindo uma solução para customer relationship management, a ser lançada neste ano fiscal.

A PROMESSA DO .NET E SERVIÇOS XML

Uma parte significativa do crescimento das receitas da empresa, nos próximos cinco anos, resultará da arquitectura Microsoft .NET, a qual possui um enorme potencial para ligar pessoas, sistemas e dispositivos através de novas e importantes formas. Utilizamos standards comuns da indústria baseados em XML, uma linguagem universal para descrever e trocar informação, porque temos como objectivo permitir uma partilha de informação sem barreiras, entre diversas plataformas e linguagens de programação, e através da Internet, com Serviços Web XML.

O potencial dos serviços Web está a receber um apoio alargado entre os programadores de software e outros fornecedores de tecnologia líderes. Por exemplo, a Web Services Interoperability Organization, fundada pela Microsoft e outros líderes da indústria no início de 2002, para fornecer uma orientação sobre as melhores formas de desenvolver serviços Web XML, tem agora mais de 120 empresas como membros.

Para fornecer aos programadores de software as ferramentas e a infra-estrutura para que construam e implementem serviços Web XML e outras soluções .NET-connected, lançámos o Visual Studio .NET e o .NET Framework em Fevereiro de 2002. No ano fiscal de 2003, planeamos lançar os Windows .NET Servers, que irão fornecer a mais avançada plataforma para desenvolvimento e alojamento de serviços Web e soluções empresariais.

As empresas que nos estão a ajudar a testar a promissora versão beta do Windows .NET Servers antevêm diversas vantagens. A JetBlue Airways, por exemplo, prevê usá-lo como plataforma para um novo sistema de reservas e para um acesso seguro aos seus computadores e instalações, com características biométricas de impressão digital incorporadas em smart cards. Esta jovem linha área criou um “cockpit sem papéis”, fornecendo aos pilotos as versões electrónicas dos manuais de voo, que são automaticamente actualizadas com uma aplicação escrita pelo programadores da JetBlue, a partir do Microsoft Visual Studio .NET. A JetBlue dá crédito à tecnologia da Microsoft, porque conseguiu limitar os gastos em tecnologia de informação a 1,5 por cento das suas receitas, numa indústria em que a média é de cinco por cento.

SATISFAZER OS CONSUMIDORES

Os nossos investimentos estratégicos em novos negócios de consumo trouxeram resultados gratificantes no último ano, esperando-se mais para 2003. Nos oito meses após o lançamento da Xbox, o nosso sistema de jogos de vídeo, em Novembro de 2001, foram vendidos 3,9 milhões de consolas e 20 milhões de jogos para Xbox. O MSN, que já é o portal mais popular na Internet, é agora também o principal fornecedor de acesso de banda larga à Internet.

A Microsoft e mais de uma dúzia de fabricantes electrónicos líderes desenvolveram uma nova linha de monitores flat-panel e sem cabos, que permitem às pessoas alargar a utilização do Windows XP a qualquer local das suas casas. Estes Smart Displays vão começar a surgir nas lojas a tempo da época das compras do Natal de 2002, tal como computadores pessoais a funcionar com o nosso novo Windows XP Media Center Edition, que fornece acesso por controlo remoto a música e filmes digitais e a um gravador de vídeo pessoal.

INVESTIR NO FUTURO

Estamos empenhados no sucesso a longo prazo da Microsoft como empresa, para os nossos 50 mil empregados, os accionistas, a indústria, os clientes e as comunidades em que fazemos negócio. Olhando para o futuro, alguns desenvolvimentos são dignos de nota.

Processo Antitrust
Em Novembro de 2001, a Microsoft e o Departamento de Justiça anunciaram ter chegado a acordo sobre o diferendo relacionado com a acção de antitrust, que já durava há três anos. Nove procuradores-gerais estaduais concordaram com a decisão, enquanto outros nove decidiram continuar com o processo. A decisão requer mudanças significativas na forma como fazemos negócio, e a Microsoft está totalmente empenhada em assumir essas responsabilidades. A decisão judicial é um compromisso duro mas razoável, sendo bom para a indústria, bom para os consumidores e bom para a economia.

Informática de Confiança
Em Janeiro de 2002, reforçámos junto dos nossos empregados aquilo que acreditamos ser a principal prioridade para a empresa e para a nossa indústria ao longo da próxima década: construir um ambiente informático para clientes que seja tão fiável quanto a electricidade que ilumina as nossas casas. Como primeiro passo para obter maiores níveis de fiabilidade, segurança, privacidade e integridade empresarial, a Microsoft efectuou diversas alterações nas nossas práticas operacionais e empresariais. Milhares dos nossos engenheiros receberam formação especial em escrita de software seguro. E realizámos análises de segurança intensivas em cada linha de código fonte do Windows e de outros produtos.

Estes esforços começam a mostrar resultados. Às actualizações de segurança do Microsoft Outlook, por exemplo, seguiu-se uma baixa drástica no número de incidentes de vírus com e-mails. Mas, dada a complexidade da informática e o ritmo acelerado de mudanças tecnológicas, obter uma Informática de Confiança irá demorar muitos anos.

Um sistema empresarial ágil
Para dinamizar o processo de decisão interno, melhorar a capacidade empresarial dentro dos negócios chave da Microsoft, e aumentar a colaboração entre grupos, instituímos algumas alterações nos sistemas internos. Uma das mudanças mais significativas foi a de conceder, aos líderes dos nossos negócios-chave, as ferramentas, os recursos e a responsabilidade para tomarem decisões importantes sobre o desenvolvimento de produtos, vendas, marketing e desempenho financeiro.

Integridade de negócio
Ao longo do ano passado, algumas grandes empresas foram abaladas por escândalos financeiros que perturbaram o bem-estar e a confiança dos accionistas. Na Microsoft, assumimos as nossas responsabilidades, perante os accionistas, clientes, parceiros e empregados, com muita seriedade. Queremos ser abertos e francos sobre as condições da nossa empresa e dos riscos que enfrentamos. Procuramos avaliar, correctamente, os bens para que não sejam sobreavaliados, e olhamos com muita atenção por quaisquer custos ou dívidas, que possam reflectir-se nos nossos resultados financeiros. Firmes nos valores de honestidade e integridade pelos quais nos esforçamos por viver, há muito que revelámos os pormenores completos do efeito de diluição das stock options dos empregados nos ganhos da Microsoft.

As stock options são um modo importante de a Microsoft atrair e encorajar os seus melhores empregados. No que diz respeito a nós os dois, a grande maioria da nossa riqueza individual está investida em acções da empresa. Desde que o capital da Microsoft foi aberto ao público, em 1986, nós nunca recebemos stock options, e nunca o faremos. Esperemos que isto dê maiores garantias de que os nossos interesses pessoais estão directamente alinhados com os interesses a longo prazo dos accionistas.

Finalmente, a nível pessoal, sentimo-nos privilegiados por desempenhar um papel no dar vida a tecnologias que permitirão às pessoas e às empresas a concretização de todo o seu potencial.

Obrigado pelo vosso apoio.

 

Bill Gates

Bill Gates
Chairman and Chief Software Architect

Steven A. Ballmer

Steven A. Ballmer
Chief Executive Officer

 

   
  BackTo Top of PageNext
 

© 2002 Microsoft Corporation. All Rights Reserved. Terms of Use.  Privacy Policy

Back Next