msft
annual report
msft
annual report
Letter to Shareholders What It Means Financial Review   
Bill Gates choose:
Canadien Français
Chinese
Deutsch
English
Español
Français
Italiano
Japanese
Nederlands
Português (Brasil)
Português (Portugal)

 
  


Aos nossos acionistas

A Microsoft teve outro ano memorável em 1998. Fizemos excelentes progressos em todos os nossos principais negócios. A demanda por um software poderoso que ajude as pessoas a trabalhar, comunicar-se e aprender está mais forte do que nunca. Os nossos produtos estão tendo um bom desempenho porque atendem a essas necessidades.

O Microsoft® Windows® 98 está se provando um grande sucesso, com total aprovação dos clientes quanto à sua capacidade de trabalho e diversão, e uma robustez que reduziu as chamadas de suporte à metade de seu antecessor. Integrado à mais nova tecnologia oferecida pelo Internet Explorer, o Windows 98 ajuda nossos clientes a combinar a interatividade da Internet com a inteligência do PC. O Microsoft Windows NT® Workstation está fazendo incursões mais marcantes no desktop, baseadas na sua produtividade, confiabilidade e menor custo de propriedade. Além disso, o Microsoft Windows CE, uma versão compacta do sistema operacional Windows, projetada para uma vasta gama de dispositivos inteligentes, está conquistando o seu espaço em todas as áreas, desde as televisões interativas até computadores de bolso e hand-held.

As vendas do Microsoft Office 97 estão fortes, já que nossos aplicativos de produtividade continuam a estabelecer o padrão da indústria em matéria de recursos, funcionalidade e integração. O Microsoft Office 2000, com lançamento previsto para o primeiro semestre de 1999, levará cada um desses aspectos a níveis significativamente mais elevados, oferecendo uma interface mais simples e personalizada, que vai aprender e adaptar-se ao estilo de trabalho de cada usuário, além de integrar vários outros recursos de produtividade. Da mesma forma, com o lançamento do Visual Studio® 6.0, nossas ferramentas de desenvolvimento continuam liderando o mercado.

O Microsoft Windows NT Server e o Microsoft BackOffice® continuam fazendo sólidos progressos no mercado e são, hoje, a solução empresarial que prevalece sobre as várias plataformas UNIX. O Windows NT 5.0 levará a escalabilidade da nossa plataforma a níveis ainda mais altos, ao mesmo tempo que oferecerá aos clientes o menor custo de propriedade possível. O banco de dados do Microsoft SQL Server™ aumentou sua presença no mercado no ano fiscal de 1998 e o lançamento do SQL Server 7.0 manterá esse crescimento. Em várias instalações, as nossas soluções empresariais já fornecem o nível de desempenho atingido pelos mainframes, combinadas com os benefícios de baixo custo do modelo PC. Nossa meta agora é levar esse modelo ainda mais longe no mercado de missão crítica da informática.

Nossa estratégia de serviços e mídia interativa continua avançando, tendo como ponto central os serviços on-line, pacotes de software e hardware. No caso específico dos serviços de viagens e turismo Expedia™, serviços automotivos CarPoint™, Hotmail, Microsoft Investor, Gaming Zone e o serviço imobiliário Microsoft HomeAdvisor™, estamos criando algumas das marcas mais poderosas da Internet. A estratégia que estamos desenvolvendo é unificar esses sites em torno da marca MSN™, para que os clientes possam chegar a todos eles com facilidade através de um único acesso, o msn.com. Combinado com outros produtos de software, entre eles o Microsoft Money, Encarta® e jogos como o Flight Simulator, nossa estratégia é quebrar as barreiras entre os produtos e serviços on-line e off-line, fazendo com que seja mais fácil e gratificante para os nossos clientes vivenciar o poder da Internet.

Uma outra tarefa importante para a Microsoft é trazer o poder do software e da Internet para a televisão através do nosso produto WebTV®. Motivados pelos depoimentos positivos que esse produto tem gerado, pretendemos ultrapassar o dobro de nossa atual base instalada, atingindo mais de um milhão de usuários no próximo ano.

A Microsoft pretende investir pesado em todas essas áreas, com a firme convicção de que os serviços on-line serão um elemento chave no nosso relacionamento com os clientes. Mas, como eu já havia escrito no ano passado, os serviços on-line ainda se encontram no estágio inicial de seu desenvolvimento. No entanto, estamos aprendendo rápido e estou percebendo uma sinergia cada vez maior entre nosso trabalho on-line e nossos produtos de software.

O poder da inovação

Nossas ousadas metas em produtos requerem inovações também fora do comum. No ano fiscal de 1999, a Microsoft investirá mais de 3 bilhões de dólares em pesquisa e desenvolvimento. Nossos centros de pesquisa em Redmond, São Francisco e em Cambridge, na Inglaterra, empregam desde profissionais em artes gráficas, até especialistas em teorias da decisão e lingüística avançada.

Grande parte da pesquisa e desenvolvimento da Microsoft está voltada para a simplificação do uso de produtos -- por mais que o software de retaguarda esteja cada vez mais complexo -- para que os nossos clientes não precisem aprender a usar tantos utilitários e comandos. Simplificar a interface com o usuário é a nossa principal prioridade. A interface adaptável do Microsoft Office 2000 ajustará cada cópia do aplicativo a cada cliente, personalizando os menus para um uso mais produtivo. O processamento da linguagem natural detecta automaticamente em qual idioma o usuário está digitando e atribui as ferramentas ortográficas e a interface correspondentes ao usuário. Se o usuário excluir, acidentalmente, qualquer arquivo do aplicativo, o Office 2000 é inteligente o suficiente para reparar o dano.

A Microsoft também unificará e simplificará o modo como os PCs e redes armazenam e manipulam as informações. Atualmente, as informações estão dispersas em sistemas de arquivos, arquivos de mensagens, caches da Web, serviços de diretórios e bancos de dados. Além de complicado para os desenvolvedores e gerentes de sistema, issto também é confuso para os usuários. Compartilhar um calendário na Internet ou informações pessoais em sites da Web ainda é muito difícil. Unificando a armazenagem através de todas essas mídias, a Microsoft está contribuindo para tornar realidade o desejo de acesso a informações, a qualquer momento e em qualquer lugar. Como os consumidores exigem que essas informações sejam acessadas por meio de qualquer dispositivo da Internet e em qualquer local, a fronteira que separa os sites da Web dos produtos de software desaparecerá.

Mais cedo do que se espera os computadores poderão ver, falar, ler manuscritos, ouvir e aprender. E nós iremos incorporar essas novas técnicas aos nossos produtos. O Microsoft SQL Server 7.0, por exemplo, já possui uma interface de linguagem natural que permite aos nossos clientes pesquisar seus bancos de dados através de perguntas formuladas em inglês coloquial.

A preocupação com os clientes

Alicerçados no forte comprometimento que já selamos com os clientes, pretendemos aumentar em 200 milhões de dólares os nossos investimentos em suporte técnico, consultores em tecnologia da informação e outras iniciativas voltadas para os clientes. Estamos ouvindo com atenção e regularidade nossos clientes e parceiros para entender o que eles esperam de nossos produtos e serviços; continuaremos fazendo isso futuramente. É esse fluxo de feedback que direciona as nossas prioridades.

Esse trabalho está sendo administrado por Steve Ballmer, promovido a Presidente da Microsoft em julho passado. A função de Steve é garantir que cada dólar que gastamos em tecnologia, desenvolvimento de produtos, marketing e suporte seja revertido para a satisfação dos clientes. Como reconhecimento de que os clientes são o ponto central do pensamento da Microsoft, alguns deles darão seu depoimento, em nosso próximo relatório anual, do que a Microsoft e seus produtos significam em suas vidas.

O próximo ano nos trará novos desafios em vários aspectos. Precisamos tornar nosso software mais simples e fácil de usar, e, ao mesmo tempo, mais poderoso. A pressão dos concorrentes e reguladores está se intensificando. O crescimento da venda de PCs está desacelerando: boa parte desse crescimento está situado no segmento do consumidor individual, no qual a venda de software caminha a um ritmo mais lento do que no segmento corporativo. O crescente volume e diversidade de nossos produtos são indícios que temos que atuar em frentes mais amplas.

Com a aproximação do século XXI, a Microsoft vem enfrentando muitos riscos e desafios, mas as oportunidades estão maiores do que nunca. Com inovação contínua e trabalho árduo, estou convicto de que iremos colher grandes recompensas. Eu reconheço e agradeço o grande suporte e confiança dos nossos acionistas neste importante momento de nossa história.

Signature

Bill Gates

 

 

27-05-10

© 1998 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados. Termos de uso.

 

previous page top of page next page