Aos  nossos accionistas, clientes, parceiros e funcionários:  
        O  exercício de 2006 foi um ano de concretizações e de transformações  significativas para a Microsoft. Durante 2006, celebrámos o trigésimo  aniversário da nossa empresa, alcançámos novos recordes em termos de receitas e  lucros correntes e criámos as bases para futuro crescimento através de mudanças  fulcrais na nossa liderança e estrutura organizacional. Motivados pela forte  procura de produtos novos e existentes, as nossas receitas em 2006 cresceram  cerca de 4,49 mil milhões de dólares, um aumento de 11 por cento, para 44,28  mil milhões de dólares. Os lucros correntes atingiram um recorde de 16,47 mil  milhões de dólares. Os nossos accionistas tiveram lucros de 23 mil milhões de  dólares através de dividendos e da reaquisição das nossas acções.  
        O ano passado assistimos ao triunfante  lançamento de grandes produtos, incluindo a Xbox 360™, o Microsoft® SQL Server™  2005, o Visual Studio® 2005, o Microsoft Dynamics™ CRM 3.0 e o BizTalk® Server  2006. Entretanto, continuámos a preparação para a mais importante série de  lançamentos de produtos na história da Microsoft, enquanto ultimamos o  lançamento para 2007 do Windows Vista™, do Microsoft Office System 2007 e do  Exchange Server 2007.  
        Reforçámos  também o nosso empenho nos serviços da Internet ao divulgarmos o Windows Live™  e o Office Live, as nossas duas ofertas de serviços de software baseadas na  Internet. Ao longo do ano, lançámos novos serviços do Windows Live e do Office  Live e continuamos a investir no desenvolvimento de novas tecnologias e  produtos que ajudem a garantir a nossa liderança na revolução dos serviços na  Internet.  
        Durante  2006, mantivemos o nosso foco na pesquisa e desenvolvimento, com um  investimento na ordem dos 6,6 mil milhões de dólares, mais do que qualquer  outra empresa no nosso sector. Investimentos anteriores em Pesquisa &  Desenvolvimento compensaram na forma de novos produtos e tecnologias que nos  estão a ajudar a redefinir a próxima geração de tecnologias da informação. Ao  longo do caminho, recebemos a nossa patente número 5.000.  
        Em  2006, levámos também a cabo algumas aquisições estratégicas, incluindo a  FrontBridge Technologies, um fornecedor de serviços de mensagens geridos  avançados em termos de segurança; a Teleo, que desenvolve software do protocolo  VoIP (Voice over Internet Protocol); o fornecedor de tecnologia de procura móvel  MotionBridge; e a Massive, pioneira na publicidade em jogos de vídeo.  
        Através  do nosso empenho na pesquisa e desenvolvimento e na nossa paixão pela  descoberta de soluções inovadoras que permitam aos nossos clientes obter  sucesso a nível empresarial e concretizar o seu potencial, estamos numa óptima  posição para fortalecer o crescimento e aumentar a inovação, enquanto  exploramos oportunidades novas e em expansão em soluções empresariais, soluções  informáticas móveis, comunicação, entretenimento e muito mais.  
        Liderança e  Superioridade Organizacional 
        Uma  notável liderança e uma organização forte e ágil são elementos essenciais para  o êxito futuro da Microsoft. Durante o ano de 2006, tomámos importantes passos  no sentido de garantir que a empresa dispõe dos líderes mais especializados e  da estrutura organizacional de que necessita para incentivar o contínuo  crescimento e inovação. Em 2006, reorganizámos a empresa em três divisões: A  divisão Microsoft Platforms & Services Division dirigida pelos co-presidentes  Kevin Johnson e Jim Allchin (que se vai reformar a seguir ao lançamento do  Windows Vista); a divisão Microsoft Business Division com Jeff Raikes como  presidente; e a divisão Microsoft Entertainment & Devices Division, onde  Robbie Bach tem o lugar de presidente. Kevin Turner juntou-se à empresa como  Director-geral de Operações. Todos estes líderes possuem elevados níveis de  experiência empresarial e especialização tecnológica, em combinação com uma  paixão pela qualidade e inovação.  
        Também  durante o ano de 2006, Bill Gates anunciou que em 2008 vai reduzir a sua carga  de trabalho na Microsoft para part-time. Nessa altura, permanecerá como  Presidente do Conselho de Administração da empresa e continuará a desempenhar  um papel vital como conselheiro em projectos de desenvolvimento chave. Para  preparar esta transição, dois dos nossos principais líderes técnicos e dois dos  principais visionários a nível técnico no sector assumirão novas  responsabilidades. Ray Ozzie assumiu o cargo de Bill Gates de Chief Software  Architect e encontra-se a trabalhar com Bill na arquitectura técnica e na  supervisão de produtos. Craig Mundie, nomeado director-geral de pesquisa e  estratégia, está a trabalhar com Bill nos esforços de pesquisa e de elaboração  de produtos da empresa.  
        Graças  a estas mudanças, a nossa equipa de liderança está mais forte do que nunca e a  nossa estrutura organizacional está alinhada para grandes feitos nos anos  vindouros. 
        Empresas Preparadas  para as Pessoas  
        No  nosso âmago, somos uma empresa de software. Mas a missão que nos define  consiste em ajudar as pessoas e empresas a concretizarem o seu verdadeiro  potencial. Acreditamos que o software certo ajuda as empresas a tornarem-se em  empresas preparadas para as pessoas, onde os funcionários recebem formação e  são incentivados a utilizar a tecnologia para resolver problemas, colaborar com  colegas, servir clientes e a procurar novas oportunidades. Desde as inovações  ao nível da infra-estrutura no SQL Server 2005 até à integração avançada de  processos empresariais de novas soluções Microsoft Dynamics, muitos dos nossos  lançamentos de produtos em 2006 foram concebidos para fornecer às pessoas as  ferramentas e os recursos necessários para conseguirem o êxito da sua empresa.  
        Os  lançamentos de produtos no próximo ano vão reforçar a nossa capacidade de  tornarmos realidade a nossa visão de produtos preparados para as pessoas. O  Windows Vista, o Office System 2007 e o Exchange 2007 vão disponibilizar novas  e potentes capacidades que permitem às pessoas criar novos níveis de valor  empresarial, estimulando ainda mais o crescimento para a Microsoft.   
        Destaque para o Êxito  a Longo Prazo  
        Ao  longo da nossa história de 30 anos, a Microsoft alcançou o êxito ao assumir uma  abordagem a longo prazo em termos tecnológicos. Isto permitiu-nos fornecer  produtos inovadores que realmente mudaram o mundo.  
        O  êxito desta abordagem foi visível nas nossas empresas em 2006, ao colocarmos  vários produtos novos no mercado e ao obtermos novos clientes em vários  segmentos. Na divisão Platforms & Services Division, o lançamento de novas  versões do SQL Server e do Visual Studio impulsionaram a área dos Servidores e  Ferramentas para um aumento de 15 por cento em receitas. O grupo  Client assistiu a um crescimento das receitas na ordem dos 9 por cento.  
        Na  divisão Business Division, o lançamento do Microsoft Dynamics GP 9.0, Dynamics  CRM 3.0, Dynamics SL 6.5 e Dynamics AX 4.0 ajudou a impulsionar o grupo  Business Solutions para além dos 900 milhões de dólares em receitas. Entretanto,  a nossa área Information Worker cresceu 5 por cento para 11,76 mil milhões de  dólares.  
        A  divisão Entertainment and Devices Division assistiu também a um forte  crescimento. Com 5 milhões de unidades vendidas até à data, a Xbox 360 é a  consola de jogos de vídeo mais vendida de sempre. Ajudou a impulsionar as  receitas na área Home and Entertainment para 4,26 mil milhões de dólares,  comparativamente a 3,14 mil milhões em 2005. A área de Dispositivos Móveis e  Incorporados, apresentou um crescimento nas receitas de 44 por cento, tendo  sido considerada a divisão com o crescimento mais rápido em 2006.  
        Uma Base Estratégica  para o Crescimento 
        No  próximo ano, e nos anos vindouros, esperamos que a maior parte dos nossos  investimentos a longo prazo apresentem um retorno significativo em áreas deste  a publicidade online até às comunicações digitais, entretenimento e televisão  pela Internet, enquanto as nossas empresas mais antigas continuam a registar um  significativo crescimento nas receitas. Para ajudar a garantir que os nossos  investimentos são traduzidos em crescimento e rendibilidade, estamos a  concentrar-nos nas nossas oportunidade de três formas específicas:  
        Fortalecimento dos  nossos principais grupos: Os  grupos Windows Client, Information Worker e Server and Tools permanecem as  nossas áreas mais fortes. Os lançamentos em 2007 de novas versões do Windows e  Office vão impulsionar o crescimento contínuo de cada um destes grupos. Com o  Windows Vista, o crescimento será gerado através da distribuição de novos  computadores, actualizações na nossa base instalada e na disponibilidade de  novas versões avançadas. O lançamento do Office System 2007 e do Exchange 2007  vai ajudar-nos a crescer à medida que o mercado de serviços e de software  empresarial se expande.  
        Contamos  também com o crescimento nos países em desenvolvimento à medida que as  respectivas economias se desenvolverem e adoptarem padrões globais no que diz  respeito à protecção da propriedade intelectual. No exercício de 2006, foram  vendidos quase 60 milhões de computadores com versões pirateadas do Windows. O  nosso programa Windows Genuine Advantage e os acordos com fabricantes de  computadores na China são apenas dois exemplos do nosso empenho em assegurar a  concretização do valor total da nossa propriedade intelectual. Entretanto,  opções de pagamento inovadoras, tal como a FlexGo, que permitem às pessoas  financiar a utilização do respectivo computador numa base repartida, vão  ajudar-nos a conseguir novos consumidores em mercados emergentes em todo o  mundo.  
        Êxito em negócios adjacentes: Em 2007, vamos disponibilizar uma vaga  de novos produtos, serviços e tecnologias que nos vão posicionar de modo a  tirarmos partido de uma vasta gama de oportunidades de grande crescimento. Um  exemplo consiste na unificação das comunicações, a nossa visão em unir a  telefonia, o correio electrónico, as mensagens instantâneas, os dispositivos  móveis e as conferências na Web, para simplificarmos a forma como comunicamos  no trabalho. Para ajudar a tornar esta visão numa realidade, em Junho de 2006  criámos o Unified Communications Group na divisão Business Division. Novas  ferramentas de gestão de informações empresariais vão ajudar os  info-trabalhadores a criar, localizar, utilizar e partilhar informações  empresariais de forma rápida e eficaz. Estas tecnologias prometem ter um  impacto profundo na produtividade, criatividade e colaboração e somos da  opinião que terão um impacto significativo no nosso futuro crescimento.  
        Para  além disso, disponibilizamos novas capacidades de segurança, produtos de gestão  melhorados e novas ferramentas de desenvolvimento. Ao estreitarmos os laços  entre os processos empresariais e as práticas empresariais, os produtos do  Microsoft Dynamics posicionam-nos de forma a darmos vazão à crescente procura  de melhores sistemas de gestão de processos empresariais. Entrámos recentemente  no sector da informática de alto desempenho. E dispomos de novas ofertas e de  iniciativas em sectores, tais como as ciências da vida e a indústria.  
        Entrada em novos  mercados: Estamos  entusiasmados com algumas novas e importantes oportunidades que temos perante  nós. Com a Xbox 360 e o Xbox Live®, o nosso serviço de entretenimento e de  jogos online, estamos a redefinir o processo de criação, distribuição e de como  as pessoas apreciam o entretenimento. Estamos também em suspenso para ver os  resultados do nosso investimento a longo prazo na televisão pela Internet à  medida que os principais fornecedores de serviços de banda larga em todo o  mundo se preparam para implementar a IPTV Edition, a nossa tecnologia de  televisão digital. Entretanto, o número de clientes que utilizam as plataformas  incorporadas do Windows Mobile® e Windows está a crescer rapidamente.  
        Liderança na  Transformação dos Serviços de Software  
        Os  serviços baseados na Internet estão a transformar a forma como as pessoas  criam, implementam, gerem e utilizam a tecnologia de informações. Estamos  profundamente empenhados em desempenhar um papel de liderança através dos  nossos esforços para criar a plataforma de serviços para a próxima geração de aplicações,  comunicações e comércio. Em toda a empresa, os serviços de software são um  elemento fundamental em todos os nossos esforços de desenvolvimento.  
        Em  2006, introduzimos o Windows Live, que inclui uma vasta gama de software e de  serviços da Internet pessoais, e o Office Live, que permite às pequenas  empresas disporem de serviços empresariais acessíveis baseados na Internet  alojados pela Microsoft. Lançámos novos serviços de procura, incluindo versões  beta do Windows Live Search e Windows Live Academic Search. Introduzimos  serviços novos e melhorados para segurança e manutenção dos computadores  (Windows Live SafetyCenter e Windows Live OneCare), comunicações (Windows Live  Mail e Windows Live Messenger) e entretenimento (Xbox Live). Criámos também o Live  Labs, um programa de pesquisa aplicada direccionado para produtos e serviços da  Internet.  
        Uma  vez que os serviços de software proporcionam fortes oportunidades de  crescimento, vamos continuar a aperfeiçoar e a melhorar o adCenter, o nosso  motor de publicidade para o Windows Live, MSN® e outros serviços online da  Microsoft. Vamos lançar novas soluções baseadas em serviços, tal como o  Microsoft Dynamics CRM Live, anunciado em Julho de 2006. Vamos também continuar  a construir a nossa infra-estrutura de serviços, fornecendo novas ferramentas  para ajudar os parceiros e as empresas a criarem e alojarem serviços e,  adicionando novos centros de dados de modo a satisfazer a crescente procura de  serviços por parte dos consumidores.  
        Investir nos Nossos  Funcionários e nas Nossas Comunidades 
        O  pilar do nosso êxito foi sempre a nossa capacidade de atrair e manter os  funcionários mais talentosos de todo o mundo. Em Maio, anunciámos importantes  mudanças para garantir que a Microsoft continua a ser um dos melhores locais no  mundo para trabalhar. Estas mudanças permitem-nos compensar e manter de forma  mais satisfatória os recursos mais talentosos, fornecendo ao mesmo tempo um  local de trabalho positivo, abrangente e de colaboração.  
        Vamos  também continuar a trabalhar no sentido de encorajar o avanço social e  económico para comunidades em países em desenvolvimento, através de parcerias  com organizações do sector público e privado. Suportamos uma vasta gama de  esforços para expandir o acesso a tecnologia, disponibilizar formação que possa  dar às pessoas as aptidões de que necessitam para prosperarem na economia  actual e incentivar as economias de software locais que abram a porta a novas  oportunidades e a uma maior prosperidade.  
        Em  2006, os centros de formação da comunidade suportados pelo programa Unlimited  Potential alcançaram mais de 14,5 milhões de pessoas em 100 países. Através do  nosso programa Partners in Learning, ajudámos a dar formação ao nível de  competências e de currículo em tecnologias da informação e de comunicações a 42  milhões de professores e estudantes do ensino primário e secundário em 101  países. Até 2010, pretendemos dar formação tecnológica a 250 milhões de pessoas  que anteriormente não dispunham de acesso às novas tecnologias.  
        Oportunidades Incríveis  na Década que se Avizinha  
        De  várias maneiras, a fundação da Microsoft há 30 anos atrás constituiu um  catalisador essencial na criação da indústria de software, na popularização do  computador e no crescimento da revolução da informação.  
        Hoje  em dia não é apenas o computador que está a mudar o mundo. O software está em  toda a parte. Está a revolucionar o telefone e a transformar a forma como vemos  televisão. Cria laços entre as empresas e os respectivos clientes e parceiros  de novas formas. Liga estudantes a colecções de informação de grandes dimensões  armazenadas em todo o mundo. Liga centenas de milhões de pessoas em todo o  globo a incríveis oportunidades económicas, sociais e culturais.  
        Por  muito excitantes que os últimos 30 anos tenham sido, consideramos que os  próximos 10 anos prometem ser os mais excitantes na história da Microsoft e no  nosso sector. Acreditamos vivamente que tudo o que está empresa construiu até  hoje é simplesmente a base das mudanças verdadeiramente profundas a que vamos  assistir nos próximos 10 anos. Uma vez que o software é cada vez mais fulcral  na forma como trabalhamos, comunicamos, aprendemos e nos divertimos,  acreditamos que nenhuma outra empresa está tão bem posicionada como a Microsoft  para prosperar na próxima década.  
        Estamos profundamente inspirados pelas incríveis  oportunidades que temos perante nós para a nossa empresa. É o vosso apoio que  nos permite continuar à procura destas oportunidades. Obrigado. 
           
          William H. Gates III 
Presidente do Conselho de Administração 
          
Steven A. Ballmer 
Administrador Executivo 
         |