Background Banner
Shareholder Letter
Shareholder Letter Financial Highlights Financial Review Directors and Officers Investor Relations Downloads
Shareholder Letter
English
Canadian-Francais
Chinese
Deutsch
Espanol
Francais
Italiano
Japanese
Nederlands
Portuguese
Financial Highlights
Financial Highlights
United Kingdom
French
German
Japanese
Canadian - French
Australian
Spanish
Financial Review
QTLY Stock Price Info
Business Description
Discussion & Analysis
Market Risk
Income Statements
Balance Sheets
Cash Flows
Shareholders' Equity
Notes
Auditor's Report
English
Canadian-Francais
Chinese
Deutsch
Espanol
Francais
Italiano
Japanese
Nederlands
Portuguese

Aos nossos accionistas, clientes, parceiros e colaboradores:

Para a Microsoft, o ano fiscal 2004 foi um ano excelente, marcado por um crescimento sólido e o desenvolvimento de novas e excitantes tecnologias. Todas as nossas áreas de negócio cresceram durante este ano, fazendo aumentar as receitas globais em 4,65 mil milhões de dólares, ou 14 por cento, para 36,8 mil milhões. As margens de lucro das nossas operações continuadas melhoraram, particularmente nas áreas de negócio emergentes.

No ano passado, apresentámos novos e extraordinários produtos e serviços, incluindo o Office System 2003, as novas versões do Windows® XP para Media Center e para Tablet PCs e os produtos Exchange Server 2003, Windows Small Business Server 2003, BizTalk® Server 2004, Speech Server 2004, MSN Messenger 6.2 e Windows CE 5.0. Desenvolvemos ainda várias soluções empresariais para clientes do segmento das pequenas e médias empresas. Fizemos vários progressos no combate a alguns dos maiores problemas que enfrentam os clientes hoje em dia, como a dispendiosa epidemia do correio não-solicitado e as ameaças de segurança provocadas por ataques através da Internet. Os nossos progressos na área da segurança são revelados pelos importantes avanços incluídos no Windows XP Service Pack 2, que confere mais segurança à navegação pela Web, à gestão de correio electrónico e à utilização de serviços de mensagens instantâneas.

Fizemos também grandes progressos na redução do risco jurídico existente na nossa actividade e no fortalecimento das parcerias no seio da indústria e com os governos dos países em que estamos presentes. Com base nestes progressos, estamos confiantes de que a Microsoft continuará a crescer e a criar valor com solidez de longo prazo para os seus accionistas.

Na sequência desta análise, o conselho de administração aprovou um plano de distribuição de dividendos aos investidores, numa escala sem precedentes. Durante os próximos quatro anos, a empresa cumprirá o plano de devolver  aos accionistas um total que ascenderá aos 75 mil milhões de dólares, aumentando os dividendos regulares, expandindo o nosso plano de recompra de acções e anunciando um dividendo especial de 3 dólares por acção, sujeito à aprovação dos accionistas, nos termos descritos no anúncio da assembleia de accionistas. Continuaremos a dispor de amplos recursos para procurar desenvolver as excelentes oportunidades de crescimento que se nos apresentam. Todos nós, na Microsoft, estamos intensamente empenhados no desenvolvimento dessas oportunidades, através da continuação da aposta no desenvolvimento da mais avançada tecnologia e através da garantia de excelência operacional.

 

Inovação integrada

A construção da Microsoft assentou na inovação e também o nosso futuro depende dela. Estamos numa posição extraordinária para fornecer aos nossos clientes ainda mais valor, através de um conjunto alargado de tecnologias, concebidas para se complementarem mutuamente, e através de variados produtos e serviços produzidos por outras empresas. É a isto que chamamos inovação integrada, que tem um papel central na nossa estratégia de negócio.

Para cuidar desta aposta na inovação, a Microsoft mantém um compromisso de longo prazo em investigação e desenvolvimento. O investimento que temos efectuado até à data esteve na base de muitos dos produtos de sucesso que oferecemos hoje, e permitiu-nos construir um legado crescente de valor incalculável de propriedade intelectual. No ano fiscal 2004, apresentámos mais de 2 mil pedidos de registo de patentes, de algumas das nossas inovações mais recentes. Durante o próximo ano, fazemos planos de registar mais 3 mil patentes, o que nos tornará na empresa que maior número de patentes regista em todo o mundo. Importa sublinhar que as nossas inovações estão disponíveis para utilização alargada em produtos de outras empresas, através dos nossos programas de licenciamento de patentes.

Segurança. Um dos pontos a que os nossos departamentos de inovação mais dão atenção é a segurança. Para lá dos avanços do Windows XP SP2, estamos a desenvolver tecnologias avançadas que ajudarão a isolar os computadores contra os ataques pela Internet e a conferir mais capacidade de resposta em situação de ataque. Estamos a permitir que os clientes mantenham os seus sistemas actualizados com mais facilidade, beneficiando do nosso software mais recente e mais seguro. Estamos também a desenvolver técnicas mais seguras de autenticação dos utilizadores de redes e de controlo do acesso. Implementámos ainda novas áreas de desenvolvimento de software, nos níveis dos processos, ferramentas e formação, de forma a promover a excelência técnica e a contribuir para assegurar que o software que é lançado tenha condições para ser mais seguro.

Para além disso, estamos a cooperar com outros líderes da indústria com vista ao desenvolvimento mais eficaz de respostas comunitárias às ameaças de segurança e a trabalhar em estreita colaboração com governos de todo o mundo, com o objectivo de criar as condições para levar perante a justiça os criminosos que actuam pelo recurso às potencialidades das novas tecnologias de informação. Com esta abordagem abrangente e plurifacetada, pretendemos contribuir para melhoramentos significativos em termos de segurança e para garantir que todas as pessoas beneficiam das vantagens do desenvolvimento tecnológico.

A nossa aposta na inovação está também orientada para as diferentes e excitantes oportunidades que o mercado apresenta às nossas variadas áreas de negócio, que, estamos convictos, continuarão a exibir um elevado potencial de crescimento nos próximos anos.

Crescimento do mercado de PCs. Hoje em dia, há em todo o mundo 600 milhões de computadores pessoais. Calculamos que em 2010 este número tenha atingido um milhar de milhões de computadores. Muito deste crescimento assentará nas novas gerações de PCs com capacidades melhoradas, como os Media Center e os Tablet PCs, em que a Microsoft é pioneira. Estamos a trabalhar afincadamente no Longhorn—a próxima geração do Windows—que liderará um processo de lançamento de inovações em software, hardware e serviços, permitindo experiências que devem generalizar a utilização de PCs e acelerar os processos de actualização.

Migração de servidores. Está a aumentar cada vez mais o número de empresas que faz migrar as suas redes informáticas de servidores UNIX para redes mais económicas, assentes em microprocessadores PC. Esta tendência fez disparar as vendas de produtos Windows para servidores; as receitas do nosso segmento de servidores e ferramentas aumentou 19% no ano transacto. Durante o ano passado, trabalhámos afincadamente para comunicar aos nossos clientes o valor único da plataforma Windows, quando comparada com o Linux e outro software open-source. Alguns comentadores independentes concluíram que o Windows oferece um custo total de propriedade mais baixo, mais segurança e capacidades mais alargadas de protecção contra acções legais. Continuamos a inovar no segmento dos servidores e ferramentas, particularmente em áreas importantes como a facilidade de utilização e a segurança. Neste ano fiscal, o SQL Server™ 2005 oferecerá uma plataforma de base de dados significativamente melhorada—mais fiável, mais segura, mais escalável e mais fácil de gerir. E o Visual Studio® 2005 vai reduzir a complexidade e os custos para os profissionais desta área tecnológica, nomeadamente no que toca ao desenvolvimento do software.  

Produtividade em ligação. O nosso segmento de ferramentas de produtividade, Information Worker, continua a crescer, com um aumento de 17 por cento das receitas durante 2004. O Word, o Excel, o Outlook® e as restantes aplicações integradas no Office 2003 exploram uma parte muito pequena do potencial do software para melhorar a produtividade diária das pessoas. Decidimos expandir este conjunto de ferramentas com novas tecnologias e serviços, tais como: Office SharePoint® Portal Server 2003, Windows SharePoint Services, Office Live Meeting, Office Online, Office OneNote 2003 e Office InfoPath™ 2003. Estamos também a disponibilizar aos nossos parceiros novas ferramentas, através do programa Office Solution Accelerator, que nos vai permitir trabalhar em conjunto para apresentar novas soluções de produtividade aos nossos clientes. Há ainda um enorme mercado para novos melhoramentos em produtividade individual, de grupo e organizacional, através dos avanços nas áreas de colaboração, comunicação, inteligência de gestão, planeamento e análise.

Soluções empresariais. Temos uma posição muito forte no fornecimento de soluções de software adaptadas a um vasto mercado de pequenas e médias empresas que não encontram serviços adequados às suas necessidades. As nossas aplicações integradas permitem que estas empresas acelerem o seu crescimento e aumentem os lucros, gerindo de forma mais eficaz as suas estruturas financeiras, as cadeias de fornecedores, as relações com clientes e outras áreas-chave da gestão dos processos de negócio. Podemos antecipar que daqui a alguns anos surgirão novas e poderosas capacidades, a partir do desenvolvimento de uma plataforma comum, para uma nova geração de soluções empresariais com uma forte integração com o Longhorn.

Pesquisa, serviços e publicidade online. O MSN obteve o primeiro ano completo de lucro do segmento em 2004, sendo que as receitas de publicidade cresceram 43 por cento, ultrapassando pela primeira vez mil milhões de dólares. Este crescimento foi atingido com base na capacidade comprovada de atracção de visitantes da rede MSN.com, oferecendo-lhes serviços de informação e comunicação com conteúdos aliciantes—incluindo notícias actualizadas, desporto, entretenimento geral, pesquisas, o MSN Messenger e o MSN Hotmail®. Estamos a investir em vários novos serviços MSN, incluindo inovadoras capacidades ligadas às tecnologias de pesquisa, comunicação e música, que trarão os melhores benefícios aos nossos clientes e nos criarão grandes oportunidades geradoras de receitas.

Dispositivos móveis inteligentes. O mercado dos dispositivos que combinam as funções de um telemóvel com as de um PC e assistente pessoal deverão crescer fortemente nos próximos anos. Estamos a acompanhar a evolução destas oportunidades de forma proactiva, com investimentos estratégicos, de forma a garantir que a nossa oferta no segmento móvel possa oferecer o máximo de vantagens aos nossos clientes e aos fabricantes de equipamentos. O software Windows Mobile é a base dos novos dispositivos Portable Media Center, produzidos pelos principais fabricantes de equipamentos electrónicos de consumo.

Entretenimento. Na grande indústria dos jogos de vídeo, a Xbox continua num grande momento, com 15,5 milhões de consolas produzidas desde o seu lançamento e a publicação de mais de 425 jogos para esta consola. A Xbox ocupa agora o segundo lugar de vendas nos mercados da América do Norte e da Europa, estando a ganhar terreno ao líder do mercado. O Xbox Live™, o nosso serviço interactivo, com mais de um milhão de subscritores em 24 países, revolucionou o segmento dos jogos online. Pensando no futuro, vemos uma panóplia de oportunidades para criar outras experiências digitais no sector do entretenimento, através de plataformas como a Xbox, o Windows XP Media Center e a Microsoft TV, uma família de produtos que sustentam uma vasta gama de serviços de vídeo digital, que incluem desde os guias de programação interactiva e a gravação digital de televisão de alta definição até à programação on-demand.

 

Excelência operacional e cidadania

Ao mesmo tempo que inovamos na tecnologia, estamos igualmente focados numa execução viva e sólida. Estamos a trabalhar, de forma particular, na oferta de experiências incomparáveis aos nossos clientes e parceiros. Por toda a estrutura da empresa, criámos novos sistemas de recepção de informação dos clientes, de feedback e de resposta a problemas, que nos estão a ajudar a estar mais perto dos clientes e a responder com maior brevidade e adequação. Com a utilização de tecnologias que geram automaticamente relatórios de erro, resolvemos uma grande maioria dos problemas apresentados pelos nossos clientes que envolviam o bloqueio dos seus computadores. Além disso, o nosso sistema de resposta reforçado no terreno resolveu de forma satisfatória a maior parte das questões de ordem não-técnica que lhes foram colocadas.

A Microsoft compete com empenho e energia e continuará a fazê-lo. Ao mesmo tempo, estamos empenhados em manter relações positivas com as empresas da nossa indústria, incluindo as empresas concorrentes, e a criar relações fortes com os governos nacionais. Estamos também empenhados em ajudar a fazer com que a tecnologia seja mais segura e mais fácil de usar. Trabalhamos no sentido de ajudar a proteger a segurança das nossas crianças quando estão online, por exemplo, através da parceria com o International Centre for Missing and Exploited Children. Temos também um forte compromisso com os esforços da indústria no sentido de proteger a privacidade das pessoas online, de combater o problema do roubo de elementos de identificação e a arranjar soluções para a epidemia do spam.

O combate contra o spam é um bom exemplo do nosso compromisso no desenvolvimento de normas industriais, que acelerem a evolução tecnológica, ajudando a garantir que diferentes tipos de equipamentos e software possam trabalhar bem em conjunto. A Microsoft está a colaborar na iniciativa Sender ID, uma tecnologia concebida para a protecção contra manipulações da identidade do correio electrónico, usadas para difundir correio spam e perpetrar crimes de fraude online. Já apresentada para avaliação como norma para a Internet, a tecnologia Sender ID estará disponível para utilização generalizada.

Em todos os locais em que desenvolvemos formas de negócio, temos como objectivo ajudar a fortalecer as economias locais. Uma das formas como o fazemos é através dos nossos produtos, que ajudam os nossos clientes a serem mais produtivos e competitivos. Outra é o nosso modelo de negócio, que está baseado nas parcerias com mais de 600 mil empresas tecnológicas em todo o mundo. Estas criam aplicações, fornecem serviços informáticos e, de muitas outras formas, constroem os seus negócios com base na nossa plataforma, gerando empregos locais e biliões de dólares em receitas fiscais. Um estudo global de 22 mil empresas tecnológicas concluiu que os parceiros da Microsoft ganham em média 8 dólares por cada dólar que nós temos de rendimento.

Estamos a criar parcerias com o objectivo de levar os benefícios da tecnologia a comunidades e escolas em todo o mundo. Apenas no ano passado, a Microsoft disponibilizou mais de 440 milhões de dólares em dinheiro e software a mais de 5 mil escolas e organizações não-lucrativas. Através das nossas iniciativas Unlimited Potential e Partners in Learning, estamos a colaborar com governos e comunidades em vários países, no sentido de promover o desenvolvimento dos trabalhadores e a literacia digital de uma forma duradoura.

Sentimos um imenso entusiasmo em relação às fantásticas oportunidades que encontraremos neste percurso. Como sempre, estamos gratos por poder continuar a contar com o seu apoio.

 

 

Bill Gates

Bill Gates

Presidente e Chief Software Architect

 

 

 

Steven A. Ballmer

Steven A. Ballmer

Chief Executive Officer

TopNext